quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Organismos Transgênicos




Tema:ORGANISMOS TRANSGÊNICOS
Introdução:
Poucos assuntos geram tanta controvérsia como os transgênicos. Organismos transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (OGMs), são animais e plantas que sofrem modificações geradas pela transferência de características (genes) de uma espécie para a outra. A discussão sobre as vantagens e desvantagens desta “interferência biotecnológica” do homem na natureza fica mais complexa quando falamos na produção, comercialização e consumo de alimentos transgênicos. Os alimentos transgênicos são produzidos através da engenharia genética. Obtem-se assim, dentre as muitas possibilidades, feijão com proteína da castanha-do-pará, trigo com genes de peixe, tomates que não aprodecem, milho com genes de bactérias que matam insetos e soja resistente a herbicidas.

Conteúdo: Genética Transgenia

Turma: 8º e 9º Duração:Quatro aulas

Objetivos: -Partindo da leitura do Livro de Informática do Menino Maluquinho-pág 80/81 levar os alunos a adquirirem noções gerais sobre como são criados os organismos geneticamente modificados; - Aprender as aplicações, vantagens e desvantagens da transgenia;

Procedimentos: 1ª etapa - Levantar os conhecimentos prévios dos alunos; - Levar os alunos ao laboratório de informática para pesquisarem sobre o assunto, verificando o processo e explorando os recurso de informatica como o word ( digitando observações ou copiando textos), ou power point pesquisando imagens ou criando um possível mundo trangênico);-propor trocas de informções através da internet ,utilizando email, blog , orkut...;- Proporcionar momento para que os alunos apresentem suas pesquisas; - selecionar os textos que contemplem as informações mais claras e objetivas para serem expostos no mural da escola;

2ºetapa -
Disponibilizar o site dos textos indicados para leitura a fim de que analisem o material com foco nas tecnologias para obtenção dos OGMs e os aspectos a favor e contra utilização da transgenia; - Divida a classe em dois grupos para realizar um debate sobre os aspectos positivos e negativos da transgenia, explicando que a proposta mão é chegar a uma conclusão definitiva, e sim defender pontos de vista embasadosnos conceitos aprendidos; - No final do debate cada grupo terá que produzir um relatório com os argumentos que defendeu e questionamentos sobre a fala dos opositores.

Avaliação; Verificar como os alunos lidam com os conceitos que envolvem o tema, se relacionam termos básicos com os mais abrangentes, caso isso não ocorra é necessário destacar os equívocos e organizar uma revisão.
Observação do envolvimento com o projeto e com os demais colegas .

Bibliografia: Textos Impactos Ambientais das Plantas Transgênicas: As Evidências e as Incertezas(disponível em www.agrolink.com.br/downloads/87936.pdf) e Organismos Geneticamente ificadosdisponívelem .uco.es/organiza/servicios/publica/az/php/img/web/19 _18_56_1215REVISIONOrganismosXavier.pdf);

Um comentário:

  1. Oi Rosi,
    Vc escolheu um assunto bastante pertinente, isto fará com que os alunos pensem e façam novas descobertas!
    Aproveite bastante este espaço, faça dele sua sala de visitas, sala de aula, sala de jogos..rss
    traga pra cá suas ideias e descobertas,
    do mais, continue...
    Abraços,

    guida

    ResponderExcluir